DSCN0322 editada
Casa Rosada – Buenos Aires
19/05/2015
IMG_1906
Serra Gaúcha – Cambará
02/07/2015

Steineu an der Strasse

 

DSCN1427

Os mais conhecidos Contos de Fadas que crianças do mundo inteiro ouvem e recontam há gerações foram escritos pelos irmãos alemães Jacob e Wilhem Grimm. Os irmãos Grimm são muito importantes para a história da Língua Alemã porque eles que criaram a primeira gramática e dicionário alemães.

Em homenagem a esses importantes irmãos, existe, na Alemanha, a Rota dos Contos de Fadas, circuito turístico que passa por várias cidades onde eles moraram: Hanau, Marburg (http://viagensrapidas.com.br/marburg/) , Kassel. Bremen. São quase 600 km toda a rota.

Aproveitei o voo que fiz para Frankfurt, em abril de 2015, para conhecer a cidade onde os irmãos Grimm moraram durante sua infância: Steineu an der Strasse.

A cidade fica a 70 km de Frankfurt, 50 minutos de trem. Dessa vez, consegui uma companheira de viagem, a Patrícia, e fomos juntas conhecer a Cidade dos Contos de Fadas.

Chegando na estação de trem de Steineu, seguimos a pé, por 15 minutos, até o centro histórico. A principal rua da cidade se chama Brüder Grimm Strasse e todo o turismo gira em torno dos famosos irmãos e seus contos de fadas.

DSCN1433

Brüder Grimm Strasse – rua principal da cidade

 

DSCN1432

 

Na casa onde eles moraram entre os anos de 1791 a 1798 funciona um museu bem interessante sobre a história da família Grimm e sobre os Contos de Fadas escritos pelos irmãos: há maquetes, edições em diversos idiomas, exposição de vídeos, peças teatrais e seções interativas. O problema (na minha opinião) é que todas as informações estão em alemão, há apenas um panfleto em inglês com um resumo.

DSCN1538

Casa dos irmãos Grimm

DSCN1544

Os Sete Anões nos jardins da casa onde os irmãos Grimm moraram

 

Na praça principal da cidade tem uma fonte, com a estátua da Princesa e do Sapo e uma torre esculpida imagens de diversas cenas dos famosos contos de fadas.

DSCN1445

Praça principal de Steineu

 

DSCN1452

Na mesma praça fica a antiga prefeitura, o teatro de maionetes e a igreja presbiteriana Elisabethkirche, onde o avô de Jacob e Wilhem foi pastor.

Atrás da igreja fica o Schloss, uma enorme fortaleza do século XVI.

DSCN1453

 

É possível visitar uma pequena parte, onde há exposição marionetes, móveis originais da época e, em outra parte, mais informações sobre a família Grimm, inclusive toda a árvore genealógica da família.

DSCN1474

Móveis no interior do castelo

 

Há visitas guiadas em alemão, onde é possível conhecer mais partes do castelo, mas nós não conseguimos fazê-la por causa dos horários.

DSCN1458

A parte mais emocionante do castelo foi subir no alto da torre. Foi uma grande aventura porque não sabíamos que tinha que acender a luz na entrada da torre (a moça não falava inglês) e tivemos que subir no escuro algumas partes.

DSCN1509

Primeira parte da subida na torre

 

Chegando no alto da torre, nós abrimos a janela e a vista da cidade, do castelo e de todo o vale compensou a subida no escuro!

DSCN1491

Os turistas que abrem as janelas da torre do castelo

 

DSCN1497

Linda vista do castelo e da cidade

 

Descemos da torre e demos a volta completa no castelo pelo através do antigo fosso do castelo.

 

 

 

DSCN1531

 

DSCN1523

 

 

DSCN1516

 

O dia estava frio, com uma garoa leve e nosso passeio foi somente durante a manhã. Apesar de ser sábado, ainda havia poucos turistas, que preferem fazer os passeios na parte da tarde. Passando de volta pela praça aproveitei para fazer um vídeo para minha sobrinha Gabriela.

Almoçamos no charmoso e gostoso restaurante Rosegarten antes de voltarmos para Frankfurt, para o Brasil, para o nosso mundo real sem príncipes e magias.

DSCN1435

Lindo restaurante Rosengarten

 

Gastos total do passeio:

Ticket de trem/ônibus/metrô do dia inteiro: 30 euros

Entrada na casa dos irmãos Grimm: 6 euros

Entrada no castelo: 2 euros

Subir na torre: 1 euro

Total: 39 euros, cerca de 130 reais