IMG_1413
Praia do Forte – Bahia
17/04/2015
IMG_7794
Pedra Chata
11/05/2015

Limburg

DSCN0491
Alguns passeios são verdadeiras viagens no tempo, pois nos transportam para séculos atrás, através da arquitetura e cultura do lugar. Limburg, na Alemanha é um desses lugares: possui um centro histórico medieval, uma enorme catedral gótica no alto de um rochedo e uma bela ponte romana sobre o rio Lahn. Aproveitei o voo que fiz para Frankfurt, na deliciosa primavera de abril de 2015 para conhecer essa cidade e viajar no tempo.

A viagem de trem da estação central de Frankfurt até Limburg dura cerca de uma hora e é muito agradável. Dessa vez não tive companhia, mas achei melhor ir sozinha do que não ir.

Cheguei na estação de Limburg às 9:40 da manhã. No Centro de Informações Turísticas, recebi informações (em inglês) sobre a cidade e um mapa com destaque às principais construções históricas da cidade e, a pé, fui conhecendo uma a uma.

Saindo da estação de trem, a cidade se parece com qualquer outra da Alemanha, com lojas e construções modernas. Ao entrar no Centro Histórico, parece que se está entrando no século XIII: ruelas estreitas e construções com madeirame à vista, de diferentes cores, típico da Alemanha.

DSCN0464

DSCN0517

 

O primeiro lugar que visitei foi a Catedral, que fica na parte mais alta da cidade. A Catedral é enorme e imponente. Foi construída em 1180 a partir de uma basílica que já existia desde 910, no terreno do castelo do Conde Conrado Kurzbold.

DSCN0419

Fachada da Catedral

Esta construção monumental combina o estilo romântico tardio com o gótico francês. A igreja possui sete torres e um colorido exterior que representa os ornamentos de uma noiva. No interior, são doze pilares e numerosas arcadas. Além disso, há uma série de objetos históricos: afrescos e pia batismal do século XIII e o túmulo do conde Kurzbold.

Nave principal da Catedral

Nave principal da Catedral

 

Túmulo de Conrado Kurzbold

Túmulo de Conrado Kurzbold

 

Afresco que representa a árvore genealógica de Jesus

Afresco que representa a árvore genealógica de Jesus

DSCN0444

Vista do fundo da catedral, a partir do castelo

Ao lado da Catedral, fica o Burg (castelo), construído ente os séculos XIII e XVI. Hoje funciona os arquivos da cidade e não é permitida a visita. Além disso, estava em obras.

 

Burg - castelo

Burg – castelo

Continuei o passeio por entre as vielas que parecem labirintos e fui até a Alte Lahn Brücke, a ponte velha sobre o rio Lahn e foi lá que tive o ângulo mais bonito do rio e da Catedral no alto.

DSCN0477

Caminhei um pouco pelas margens do rio Lahn, onde há um agradável calçadão e uma boa infra-estrutura para campings.

DSCN0564

Calçadão às margens do rio Lahn

 

Voltei ao Centro Histórico, dessa vez para apreciar as construções importantes que constavam no mapa. Alguma delas: a casa dos sete pecados capitais, a casa mais antiga de Limbrug, a antiga prefeitura que hoje funciona como museu da cidade.

 

Casa dos Sete Pecados Capitais

Casa dos Sete Pecados Capitais

 

 

DSCN0475

Cada face esculpida em madeira representa u pecado capital: gula, avareza, luxúria, inveja, preguiça, soberba, ira

 

DSCN0545

Casa mais antiga de Limburg

 

Aproveitei para fazer uma breve visita ao museu da Cidade, composto por obras de artes dos locais.

 

Interior da antiga prefeitura

Interior da antiga prefeitura

 

Mas o melhor mesmo é se perder pelas ruas e ficar admirando as construções, turistas, lojinhas, cafés e restaurantes. Ainda mais com uma agradável temperatura de 20°C, sol e céu azul.

 

 

Parei para almoçar um delicioso schinitzel (bife de porco) com batatas, em um restaurante super charmoso chamado antike Cafe, bem na Fishermarketstrasse, no meio do centro histórico.

 

Restaurante que almocei

Restaurante que almocei

 

Voltei para Frankfurt no trem das 14h, foi um passeio rápido mas deu tempo de conhecer muita coisa e valeu a pena.

 

DSCN0576

 

 

DSCN0580

 

DSCN0538

 

 

 

DSCN0519

 

De volta ao hotel, em Neu Isemburg, próximo a Frankfurt, voltei meu relógio para o horário do Brasil que já era hora de voltar pra casa.

Gastos totais do passeio:

Tagskarte: 30 euros – ticket de transporte para o dia inteiro, que inclui metrô, ônibus e trem, desde Neu Isemburg até Limburg

Almoço: 15 euros

Total: 45 euros