concha y toro
Concha y Toro
19/12/2014
cambridge
Cambridge
30/01/2015

Castelo de Warwick

IMG_0773

Ao longo de nossa vida escolar brasileira, estudamos muito a história da Europa, principalmente o período Feudal, durante a Idade Média. Uma maneira de vivenciar essas aulas de história medieval européia é visitando a magnífica fortaleza feudal britânica, que existe há 1100 anos: o Castelo de Warwick, um dos mil lugares para conhecer antes de morrer!

IMG_0713

Aproveitei meu último voo do ano de 2014 para passear nesse lugar incrível. E, dessa vez, tive companheiras especiais: minha prima Carolina, que está fazendo doutorado em Londres e sua mãe, a tia Valéria, que está passando uma temporada na Inglaterra também. Demos sorte de pegar um dia lindo, de céu azul e sem nuvens, apesar de uma baixíssima temperatura.

Carolina, eu e tia Valéria

Carolina, eu e tia Valéria

Chegando na estação de trem da cidade de Warwick, é só caminhar 15 minutos até a entrada do castelo, que fica em uma colina do rio Avon.É muito fácil chegar na fortaleza de Warwick. A partir da estação Marylebone, na região central de Londres, a viagem de trem dura 1h30min.

Estação Marylebone

Estação Marylebone

A infra estrutura turística é tão incrível quanto a beleza do lugar. Além de todo o contexto histórico, o lugar funciona como uma espécie de parque temático, com shows de mágica, cavaleiros medievais, visitas guiadas pelos calabouços, águias adestradas, além da tradicional visita ao interior do castelo e suas muralhas.

20141229_101810

Uma fortaleza que existe desde o século X é repleta de histórias. Pertenceu à família do Barão de Warwick e foi usada como fortificação até o século XVI, onde se transformou em casa de campo da família Grenvile.

Apesar de não pertencer à Coroa Britânica, o castelo já recebeu visitas da rainha Elisabeth I, Victoria e Elisabeth II.

IMG_0718

Começamos nossa visita pelos aposentos internos do castelo. Há uma importante coleção de armaduras além de móveis e decoração deslumbrantes com mármore de Carrara nas lareiras,  móveis de madeira talhada, cristais nos lustres.

Sala de jantar e coleção de armaduras

Sala de jantar e coleção de armaduras

Lareira de mármore e lustre de cristais

Lareira de mármore e lustre de cristais

São diversos cômodos decorados para o turista visitar: salas, ante-salas, salões, quartos, banheiros, biblioteca. Tudo muito lindo e bem feito e para ilustrar ainda mais, há estátuas de cera, de tamanho real de pessoas, vestidos com roupas de época e representando figuras ilustres do castelos e até alguns empregados.

IMG_0753

IMG_0757

IMG_0740

IMG_0745

Após visitar os cômodos internos dos dois andares do castelo, fomos enfrentar o frio de 2 graus Celsius para explorar o restante da fortaleza.

Mapa da fortaleza

Mapa da fortaleza

O mirante The Mound (o monte) é uma das partes mais antigas do castelo, construída por ordens de William, o Conquistador, no século XI. O lugar oferece vistas incríveis do castelo, das muralhas e do rio Avon.

The Mound

The Mound

Nós três no alto do Mound

Nós três no alto do Mound

Eagle

Eagle

Assistimos ao show das aves, onde águias treinadas voam pelo castelo e voltam para o treinador, muito interessante!

Depois fomos até o Jardim dos Pavões, onde cerca de dez pavões vivem soltos.

Peacock garden

Peacock garden

É possível subir nas torres e muralhas do castelo, mas infelizmente não tivemos tempo para enfrentar os 530 degraus, pois já estava na hora de voltarmos para estação de trem, para voltarmos para Londres, para eu voltar para o Brasil.

Cartão postal com vista aérea

Cartão postal com vista aérea

Mesmo na correria foi um passeio inesquecível que eu indico a todos que tiverem um tempo disponível na Inglaterra. Um lugar cercado de lendas, mitos, fantasias, é uma imersão na história.

Agradeço a companhia da Carolina e da tia Valéria, que tornaram o passeio muito mais divertido e as gargalhadas foram garantidas, principalmente a admiração da tia Valéria encarando as estátuas de cera!

Desejo um 2015 repleto de passeios para todos!

Gastos totais do passeio:
trem: 28 libras ida e volta
metrô até estação de trem: 6 libras ida e volta
entrada castelo: 18 libras
audioguia: 1 libra
Total: 53 libras (cerca de 200 reais)