IMG_7794
Pedra Chata
11/05/2015
DSCN1497
Steineu an der Strasse
02/06/2015

Casa Rosada – Buenos Aires

DSCN0322 editada

A sede do governo argentino fica na Plaza de Mayo e é um dos cartões postais de Buenos Aires.

DSCN0312

Plaza de Mayo

Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h, há visitas guiadas pelos interiores do palácio. A visita dura cerca de 50 minutos, é gratuita, em espanhol e em grupos de cerca de trinta pessoas.

DSCN0324 editada

Fachada da Casa Rosada

 

Após passar pelo raio-x e detector de metais, é só seguir até o final do saguão principal, no canto direito, para pegar uma senha para a próxima visita disponível.

A visita começa pelo Salão das Civilizações, que conta um pouco da história dos índios que viviam na Argentina antes da chegada dos espanhóis.

DSCN0331 editada

A visita guiada continua pelo Salão das Mulheres. É lá que a maioria dos discursos da presidente Cristina são transmitidos. Nas paredes, há fotos de mulheres importantes na história argentina.

DSCN0334 editada

 Na parte do Jardim das Palmeiras, o guia explica mais da história do lugar: em 1583 o prédio funcionava como uma fortaleza. Em 1873 uma parte da fortaleza foi demolida e na outra parte funcionava o prédio de Correios e Telégrafos. Em 1882 foi construído o palácio do governo e para unir os dois edifícios foi construído esses corredores, com o Jardim das Palmeiras no centro.

Somente um presidente morou no  palácio, por motivo de saúde. Para os demais presidentes funciona apenas como gabinetes oficiais.

O guia explicou que a pintura rosa da fachada é dessa cor por ter sido feita com sangue de boi para impermeabilizar a estrutura. Já o guia de Buenos Aires que peguei no hotel diz que a cor rosa foi decisão do ex presidente Sarmiento para simbolizar a união dos dois setores políticos: os Unitários (branco) e os Federais (vermelho).

DSCN0338editdada

Jardim das Palmeiras

Passamos pelo belo Salão da Evita Perón, onde têm o famoso balcão que dá pra Plaza de Mayo. Alguns vestidos de Evita Perón também ficam expostos.

DSCN0346 editada

E o salão que achei mais bonito, e impressionou todos os turistas foi o Salão Branco

DSCN0348 edit

 

DSCN0351 edit

É possível visitar o gabinete da Presidente , mas não é permitido fotografar.

A visita termina pela saída dos fundos da Casa Rosada, exatamente por onde a presidente entra.

DSCN0360 edit

 

Esse passeio não teve gasto algum, uma vez que a Casa Rosada fica bem no centro, possível de ir a pé da maioria dos hotéis.

Vale a pena conhecer um pouco mais da cultura argentina e apreciar a grande influência francesa na arquitetura e decoração.